terça-feira, 6 de outubro de 2009

Entrevista: Leonardo Panço




Músico, jornalista, dono de selo e escritor. Podem acreditar, Leonardo Panço encara todas essas atividades, e faz tudo isso bem. Muito bem, diga-se de passagem. Pra quem não sabe (ou não lembra), estamos falando do líder de uma das bandas (se não a mais) importantes do cenário underground carioca desde sempre, Jason. Turnês pelo nordeste, Europa, quatro álbuns arrasadores, enfim. Uma senhora banda, que merece ser descoberta por quem ainda não a conhece. De volta a Panço: O cara acaba de lançar seu segundo livro, intitulado Caras Dessa Idade Não Lêem Manuais. E foi sobre seu mais recente lençamento que falamos nessa rápida entrevista feita por e-mail. Claro, falamos de Jason, Tamborete (o selo do cara) e planos para o futuro também! Com vocês, Sr. Leonardo Panço!

FMZ_ONLINE/Rock+: Você está viajando por aí para divulgar seu novo livro, certo? Como tem sido a resposta do público por onde você tem passado?

Panço: Eu tenho achado muito boa. Existem alguns fatores nessa história toda que pesam um pouco, já que é uma coisa meio que pioneira aqui no Brasil, não sei de ninguém que já tenha feito uma tour lançando livro por aqui, então ainda soa uma coisa um pouco diferente, uma surpresa. Ainda estou descobrindo as melhores maneiras de fazer cada lançamento, cada cidade, etc. Não sou conhecido nem no meio literário, nem no da música, o Jason e a Tamborete são trabalhos de alcance pequeno no geral, então ainda é preciso entender melhor como fazer as coisas. O que quero dizer é que o público que aparece, tem gostado e depois os comentários sobre o livro são ótimos, sendo que consigo também vender o primeiro livro, CDs e também camisas.


FMZ_ONLINE/Rock+: A forma escolhida para apresentar o livro ao público parece bem interessante. Tipo uma mistura de show, leitura, enfim, como funciona isso?

Panço: Tem acontecido de várias maneiras, depende do lugar, mas acho que a melhor maneira, a que mais funciona é falar um pouquinho sobre o que é a viagem, o livro, como está sendo, como foi escrever, e depois eu toco guitarra, umas viagens calminhas e as pessoas lêem partes do livro. Essa é uma das maneiras, mas já fiz várias, agora no nordeste fiz dois shows por exemplo com o ELMO, um grupo de JP (N.E.: João Pessoa), tocando só músicas do Jason, o que foi ótimo para desenferrujar, suar um pouco, lembrar como é tocar ao vivo.




FMZ_ONLINE/Rock+: Fale um pouco sobre o Caras Dessa Idade Não Lêem Manuais. É algo na mesma onda de seu primeiro livro?

Panço: Eu quero crer que não, mas tem um pouquinho de nada de diário, mas maquiado. São crônicas, creio que 46, e nem tudo aconteceu, nem tudo é ficção. Tem as duas coisas misturadas em vários textos. Eu queria muito também sair da primeira pessoa, no qual o primeiro foi todo feito, queria poder meio que 'enganar' as pessoas, confundir um pouco. Então tem pessoas que já vieram falar sobre textos do livro novo como se eles tivessem acontecido, e não tinham, isso era o que eu mais queria, não deixar as coisas muito claras.


FMZ_ONLINE/Rock+: Este é seu segundo livro. De alguma forma a literatura está ganhando mais espaço que a música contigo?

Panço: No momento sim. O Jason está parado há mais de um ano sem qualquer plano de voltar, não estou tocando com ninguém, só em casa mesmo, então tenho mais escrito do que tocado.

FMZ_ONLINE/Rock+: Rolaram comentários de que o Jason tinha encerrado atividades, ao menos foi o que chegou pra mim. O que tem de verdadeiro nisso? A banda parou, terminou mesmo ou ainda há a possibilidade de um novo cd, ou mesmo shows?

Panço: Disse a maior parte acima, mas possibilidade de shows existem sim. A gente quer muito voltar ao nordeste e o Vital (vocalista) já disse que quer ir, então isso é o mais certo, fazer uma tour por lá com ele. Fora isso realmente não vejo mais nada acontecendo, talvez algum show no Rio com o Kayo cantando, algo pra desintoxicar. Agora um disco novo diria que de 99% pra mais de nunca mais acontecer. Algumas coisas não seriam mais como antes e não estou certo, mas o melhor é deixar como está.

FMZ_ONLINE/Rock+: De volta a seu novo livro: Tem rolado datas de lançamento em algumas cidades do Nordeste. Você chegou a fazer alguma data aqui no RJ, ou tem planos para isso?

Panço: Fiz no Rio um na Baratos da Ribeiro, fiz uma festa na casa de um amigo no subúrbio, aí em Niterói também, no festival do Pedro de Luna, além de Barra Mansa e Resende.


FMZ_ONLINE/Rock+: Antes de encerrar: Parece que já rolam planos para um terceiro livro falando da cena carioca dos anos noventa. Pra quando podemos esperar esse lançamento?

Panço: Então, o 'Esporro', foi o primeiro livro que eu escrevi, mas ele é mais difícil de fazer pela quantidade de flyer, fotos, ‘n’ coisas. De qualquer modo o Flock já está diagramando e quero lançar no segundo semestre do ano que vem. Vamos ver como fica, já que ele é muito mais caro que os outros dois para produzir, já que é meio grande. Ainda preciso recuperar mais $$ dos dois primeiros e abrir espaço em casa, no estoque. Vejamos...

FMZ_ONLINE/Rock+: Já estamos no aguardo! É isso pessoal!

Por: Rafael A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário